Pesquise aqui no blog

Uma boa profissional do lar

perfil profissional da empregada doméstica

Muitas vezes, a falta de emprego nas indústrias ou no comércio, leva você a procurar um emprego em casa de família. E partindo do principio que sabe cuidar muito bem da sua casa, já é motivo para se considerar uma futura e excelente profissional.
Até que concordamos que seja uma eximia dona de casa. Mas, não se esqueça que a nossa casa, é a nossa casa!
E a casa da patroa! É a casa da patroa!
Você adora cuidar da casa, limpar, cozinhar, arrumar, cuidar do cachorro, cuidar das crianças, passar roupas. Tudo está certinho! E lá se vai você a procura de um emprego de doméstica. 
Uma amiga por conhecer seus dotes profissionais e por saber que é uma ótima pessoa, a indica para uma amiga da patroa que está também procurando uma empregada doméstica. 
Está dando tudo certo! E lá vai você para o seu primeiro dia de trabalho! 
Passa-se uma semana, duas semanas e parece que você não está muito animada não! 
Você veio falar que não está acostumada a certos tipos de coisas 
Viu? Ser empregada doméstica não é tarefa fácil! E contratar uma é mais difícil ainda! 
Antes mesmo de sair à procura de emprego doméstico não se esqueça que além de ser uma eximia profissional do lar, existem regras e etiquetas que não podem ser deixadas de lado, afinal lá é seu local de trabalho. 
Olhe só o que também faz parte da sua função 


  • SEJA PONTUAL PARA NÃO SE ATRAPALHAR 
O correto é chegar ao trabalho no mínimo 15 minutos antes do horário estipulado. Tempo suficiente para você se preparar, lavar as mãos, prender os cabelos, tirar bijuterias para não atrapalhar nas tarefas, e vestir o uniforme. 

  • SEJA ORGANIZADA 
Suas tarefas diárias devem ser planejadas com antecedência; com organização, seu dia ficará mais prático e fácil. Não vá querer fazer tudo de uma vez, não vá desmontar a casa alheia achando que vai dar conta de tudo num dia só. Você vai ficar super cansada, e a sua patroa não vai gostar de ver a casa dela totalmente fora do padrão. 

  • SEJA DINÂMICA 
Ouvimos muito as pessoas falarem que têm expediente. Pois bem, elas são dinâmicas, dão conta do recado, têm jogo de cintura. Na sua casa você é dinâmica, pois na casa da patroa tem que ser muito mais, se organizando para não se perder e se atrapalhar todinha.

  • SEJA PRÓ-ATIVA 
Quer dizer que você deve ter atitudes preventivas! Na sua casa você está sempre de olho para saber do que vai faltar na próxima semana ou no próximo dia. Pois na casa da patroa você deve redobrar esses cuidados! Não espere que a sua patroa mande para que você faça as coisas. Pergunte quando tiver dúvidas e não deixe a despensa ficar totalmente vazia para poder avisar. 

  • SEJA PRESTATIVA 
Ser prestativa é uma qualidade que chama atenção em qualquer situação. Se faltar alguma funcionária, ofereça ajuda ! Mesmo que não seja sua função. 
Pois bem! 
No seu emprego anterior existiam normas, que você era obrigada a cumprir. 
Pois na casa da patroa as normas são em dobro. Não se esqueça que você passará a conviver com os hábitos de uma família, com costumes que não são os seus! 

E analise bem! É fácil ser doméstica? Só porque é uma boa dona de casa? 
Se tiver boa vontade você terá a oportunidade de aprender muitas coisas boas, sem contar que também terá um bom salário. E partindo daí, somando os seus próprios conhecimentos com os adquiridos terá uma ótima referência profissional e um mundo novo de oportunidades, pois emprego doméstico é o que não falta! 


13 comentários:

  1. Anônimo00:20:00

    o ruim de ser empregada doméstica é que além de ser uma profissão discriminalizada, tem a situação que muitas das que contrata a profissional não tem capacidade para ser patroa ,ou seja a empregada tem horas para entrar mas não tem horas para sair, as mesma se esquece que a profissional tem familia,filhos, na maioria das vezes explora,paga um salário indecente e para disfarsar presenteia a mesma com roupinhas usadas e fora de moda.
    Isto sem contar as morta de fome que acha que dar um prato de comida a funcionária que cuida do lar dela é um absurdo, a empregada doméstica ao meu ver, deveria ser a profissional mais bem paga e valorizada, pq o funcionário do escritório e da empresa não conhece a intimidade dos patrões mas a empregada conhece, os funcionários da multi nacional não vê o patrão levantando e nem sabe aonde é o cofre dele ,mas a funcionária do lar sabe e conhece, então uma coisa que os mesmo devia pesar é a dignidade e honestidade pq a realidade é que a insegurança é grande, não adianta se fazer de cegos ,colocar uma funcionária de confiança em sua casa , não é tarefa fácil então se arruma uma funcionária honesta já de um ponto a ela e se é esforçada e trabalhadeira abrace com duas mãos pq a profissional doméstica esta ficando extinta, pq entre nós, trabalhar de atendente durante 6 horas e poder estar no resto do dia resolvendo seus negócios e suas coisas e até trabalhando em outro emprego , e ser doméstica com o mesmo salário tendo que entrar as 7 e saindo as 8 da noite ou mais com certesa a mesma vai optar pela primeira opção ,as doméstica estão indo a escola e estão vendo que vale mais apena trabalhar em uma empresa aonde ela pode crescer de cargo e tem hora para entrar e para sair,do que ser doméstica uma vida inteira pq não tem como aumentar o cargo a não ser que deixe de ser doméstica para doméstica motorista e faz tudo, e que na maioria das vezes trabalha mais de 10 horas pq a patroa insiste em dizer que empregada não tem direito de carga horária como um trabalhador qualquer, não estou desfazendo das patroas até mesmo que fui uma por um bom tempo quando meus filhos eram pequenos, mas tive conciência que esta profissional tinha familia e não alugava ela e quando precisava dela até mais tarde fazia questão de pagar extras,e não fazia questão do prato de comida que ela comia em minha casa e nem saia por ai me achando a patroa melhor do mundo, pq dei uns pares de sapato usado para ela, eu a respeitava como profissional chamava atenção quando não fazia o que eu pedia com classe ,nunca gritei com elas como a maioria das patroinha faz, e mais ela deixou de ser minha empregada para ser minha grande amiga ,que pena que se foi pois morreu , tive outras maravilhosas ,mas hoje não preciso mais meus filhos cresceram e eu para ficar em forma preciso cuidar da minha casa que não é nenhum bicho de 7 cabeças só tenho agora uma faxineira, em fim, tem muitas empregadas que tb não vale nada, mas infelizmente tem muito mais pobretonas que melhorou de vida e contrata uma profissional para ter com quem gritar e mandar e pagar mal querendo escravizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo15:16:00

      muito bem adorei seu comunicado sou domestica no momento tou desempregada,ja tive muitas patroas maravilhosa...mas também já tive umas que so jesus,dormia no chão comia os resto,espero que com essa nova lei venha a muda beijinho amigaaaaaaaaaaaa

      Excluir
  2. Anônimo12:44:00

    não gosto de trabalhar em casa em que moram so duas pessoas, mas a nora,o marido,os filhos e até a babá vão quase todos os dias fazer aquela zorra e naõ ajudam nem se quer tirar a mesa do almoço e ainda querem cafezinho, é demais pra mim

    ResponderExcluir
  3. Anônimo00:05:00

    As empregadas domésticas, quando têm compromisso são excelentes. Só não devem esquecer que quando as contratamos é para que cuidem de nossa casa não para que cuidemos de sua vida pessoal. Filhos por exemplo, o que tenho com isso, já pago alguém para cuidar dos meus e ainda tenho que aturar os dela fazendo a zorra na minha casa? Sinceramente, preciso dos seus serviços, não de uma nova família para cuidar.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo20:56:00

    as patroas gostam de dar comida estragada ,achando que na casa da gente não tem comida,resto de feira .eu sou pobre mas ,as refeicoes da minha casa,é melhor ,do que a casa a da minha patroa.minha geladeira tem tudo,faço feira toda semana ,compro frutas ,verduras e como o que tenho vontade.ja a minha patroa tem dó de comer,pra aquele dinheiro todo,quando morre nao leva nada.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo17:46:00

    A doméstica é uma profissional de muito valor,pois dividimos com ela nossas necessidades diárias de nossas casas e confiamos na sua pontualidade,discreção e honestidade.É importante passarmos pra ela,assim que admitida,as regras impostas em nossa casa,para que a mesma não tenha dúvidas e possa cumprir tudo com organização.Toda patroa deveria ter uma agenda de recomendações e afazeres em sua casa,facilitaria muito na distribuição do serviço e,ao fim do dia,tudo estará pronto.Em todo município deveria haver alguma isntituição que dessem um curso de como ser uma excelente profissional do lar,como aplicar regras,esclarecer sobre o seu trabalho com direitos e obrigações,e paralelo,cursos de culinária,para que elas tenham um porte-folio na hora de procurar emprego.As coitadas se oferecem para o trabalho,despreparadas e sem nenhuma orientação...as vezes até são prejudicadas e postas pra fora,por não saberenm como agir.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo18:45:00

    pois a minha patroa e muito rica e mizeravel, mora numa casa com 4 andares tem piscina area de festa, faz festa todo fim de semana, e tem do de pagar a gente, me paga uma mixaria, me prometeu vale transporte a nao ta me dando, por isso vou sair ee deixar essa mizeravel n mao pra aprender.... nao sou escrava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida! como não deixou o seu nome vou chama-la assim. Não se desespere e se não está satisfeita com o seu emprego procure outro. Desejo lhe muita sorte e um grande abraço!

      Excluir
  7. Lamentável é a empregada que sai falando sobre as intimidades do lar no qual trabalha.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber qual o pronome de tratamento aos patrões? Seria a gente chamar de senhor?E a patroa seria senhora? Tenho essas dúvidas!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Gostaria muito de saber como faço para lidar com faltas injustificadas e constantes, ela é uma boa pessoa, e necessito dela para olhar meu Filho mais novo, e tb fazer o serviço de casa, ela trabalha 3 xs na semana e apenas ate as 13:00 horas, nao sou exigente, e sou amiga da minha ajudante.
    Alguem poderia por gentileza me ajudar???

    ResponderExcluir
  10. O problema dos patrões é que nunca tiveram empregadas domésticas e quando tem querem pisar. Além do mais dizem que gostam de organização e quando está tudo ok fazem a desorganização.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo18:09:00

    Existem muitas pessoas que mereciam processos grandiosos por prejudicar suas empregadas. Com a nova lei acho que isso será corrigido, graças a Deus. Agora ainda tem muita empregada ruim. Muita empregada que deseja o que a patroa tem. Que não cumpre a carga horária minima de trabalho, que acha que a patroa tem obrigação de resolver os problemas dela e da sua família, que falta e acha que não deve ser descontada, que faz uma comida péssima e quer ser valorizada e principalmente, que é desonesta. Ainda não caiu a "ficha" que a lei traz direitos e deveres...

    ResponderExcluir

Agradeço pela sua visita ao Blog da Empregada Doméstica. Espero que alguma das postagens seja útil a você. Nem sempre posso responder aos comentários devido ao meu tempo. Mas, fica o meu muito obrigada por chegar até aqui.