Pesquise aqui no blog

A doméstica, a patroa e o uniforme.

por questões de segurança e higiene a empregada doméstica deve usar uniforme

Bons modos, boa postura não faz mal a ninguém.


Uma boa apresentação só acrescenta coisas boas as nossas vidas, principalmente na nossa vida profissional. E não é porque a empregada doméstica trabalha entre quatro paredes de uma residência que deve ou pode se vestir ou se comportar de qualquer maneira.

Existem patroas que não abrem mão do uniforme.

Do mesmo modo, existem empregadas domésticas que se recusam terminantemente em usar o uniforme de trabalho.

Para se ter uma idéia, já tivemos candidatas que saíram do emprego por causa do uniforme. Então as contratantes já deixam bem claro na hora de disponibilizar a vaga:
Tem que usar uniforme.
E elas estão certíssimas. 
Afinal você está lá trabalhando, não é uma visita. Valorize-se como profissional, se gosta que os seus direitos sejam cumpridos, comece por você mesma, dando o exemplo de que gosta das coisas certas. E use o seu uniforme de trabalho. Existem empregadas domésticas que querem trabalhar com o mesmo sapato que vão para as festas. Já pensou se descendo e subindo escadas, caem, se acidentam e depois? Não é uma situação embaraçosa para as duas partes?
Outras querem trabalhar com aquelas roupas que saem pra passear sendo que na casa da patroa ninguém se veste desta maneira. Já pensou na possibilidade de estar fazendo uma fritura e a gordura cai na sua barriga? Se estivesse com o uniforme estaria mais segura. E as bijuterias? Existem outras que estão com pulseiras até os cotovelos e em cada dedo um anel.

Não lava as louças direito, e corre o risco de uma das pulseiras se enroscar na torneira e o acidente acontece! 
Não estamos falando que você tem que trabalhar parecendo um palhaço, com um uniforme arrastando no chão, ou que deve usar um que serve pra duas de você dentro dele. Prá isto, existe no mercado a numeração correta pra cada pessoa. E não estamos querendo dizer que deve sair da sua casa já de uniforme e voltar pra casa com ele. Não. O uniforme é pra ser usado no trabalho.
E as unhas? Estão grandes? Então deve cortá-las. Já ouvimos muitas falarem que a unha grande não atrapalha. Pois é o seu conceito. No momento de entrevista-la, a patroa olha para as suas unhas e por causa da unha você pode perder a oportunidade de emprego. Ela não vai correr o risco de por acidente, você arranhar o filho dela com a sua unha grande ou vai pensar que você é uma daquelas que vai limpar a casa muito delicadamente para não estragar a sua unha.
E os cabelos? Você já parou para reparar que até os grandes cozinheiros, trabalham uniformizados e com uma touca na cabeça? O terno, ele guarda pra ocasião própria, pois ali ele deve trabalhar daquela maneira.
Então vá copiando as situações boas e corretas para acrescentar à sua postura profissional.
Ou se você não gostar de nenhuma dessas sugestões, mas que as patroas exigem na hora de contratar, deve buscar outra profissão e não a de empregada doméstica.
Mas, se quer aprender cada vez mais, estude, leia, faça cursos e só terá a ganhar se especializando e se educando.

10 comentários:

  1. Elisangela22:54:00

    Concordo. Trabalho a mais ou menos 2 anos como empregada domestica e fui com meu patrao escolher o uniforme. Tento um para cada ocasiao., e acho um barato. Fico mais a vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens Elisangela, afinal que mal existe em usar um uniforme no nosso trabalho, não é mesmo? Olhe um grande abraço pra você!

      Excluir
  2. Anônimo08:41:00

    Não tem nenhum problema em usar uniforme. Não me sinto rebaixada por isso. É o meu trabalho e sou da opinião que cada pessoa deve assumir o seu lugar numa casa. Com uniforme além de protegida eu não sou confundida por visita que não me conhece e que não tem que ficar na dúvida se sou da família.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo08:46:00

    O meu nome é Isabel e sou empregada doméstica faz pouco tempo. No início minha patroa não exigia uniforme e eu não usava. Com o tempo percebi que fazia mal. Sujava minha roupa, estragava minhas mãos e meu cabelo andava por todo o lado. Fiz a sugestão de usar uniforme e a patroa aceitou e resolvi meu problema.
    Uniforme, luva de borracha para produtos de limpeza e touca no cabelo eu não dispenso mais e aconselho todas as colegas a usar também. Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  4. Eh obrigado usa uniformes depois do serviço. Tipo quando vc vem trabalha e quando vc vai embora

    ResponderExcluir
  5. Eh obrigado usa uniformes depois do serviço. Tipo quando vc vem trabalha e quando vc vai embora

    ResponderExcluir
  6. Eh obrigado usa uniformes depois do serviço. Tipo quando vc vem trabalha e quando vc vai embora

    ResponderExcluir
  7. Eu acho correto o uso de uniforme. Não gostaria de me ver ou colocar minha profissional em situação embaraçosa, por não saberem que grau de proximidade tem comigo e envolvesse ela em assunto particular. Empregadas podem e devem ser tratadas como da família porque ajudam prestando serviços que eu não consigo prestar à minha família por motivos profissionais.
    Já ouvi muitas empregadas domésticas falando super mal da patroa por exigir como as coisas devem estar e o uso do uniforme. Eu não entendi qual o motivo da reclamação.
    1o ali é o trabalho delas, se vão prestar serviços estes devem atender às necessidades do empregador. É uma relação de trabalho, não uma visita.
    2o qualquer coisa que aconteça sob o teto da patroa e também fora dele em horário de trabalho, ela arcará com as consequências.
    Se minha empregada quiser trabalhar a vontade como se estivesse em casa, então que assine um termo de compromisso me isentando de responsabilidade quanto à saúde, prejuízos e segurança.
    Será que gostarão da proposta? Provavelmente não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana! Obrigada por visitar o blog e pelo seu comentário. O papel da boa profissional é entender não somente os seus direitos. Mas os seus deveres também. O uso do uniforme faz parte, das suas obrigações como funcionária.

      Excluir
  8. Não muito muito legal mais tem uns uniformes muito apresentável, mais usar um uniforme pra todas as ocasioes que não dar certo aqui na minha patroa funciona assim ,quando chega uma visita vc está com a roupa manchada rasgada, então decidi usar um jaleco que ja da pra endentifica bem quem sou

    ResponderExcluir

Agradeço pela sua visita ao Blog da Empregada Doméstica. Espero que alguma das postagens seja útil a você. Nem sempre posso responder aos comentários devido ao meu tempo. Mas, fica o meu muito obrigada por chegar até aqui.