A Sabesp garante a qualidade da água que fornece, monitorando rigorosamente todas as etapas do sistema de abastecimento, desde o manancial até o cavalete, na entrada de seu imóvel.
Depois desse tratamento, você também precisa fazer sua parte limpando a sua caixa d’água.
Quando chega à sua casa, a água é potável, livre de micro-organismos nocivos à saúde. Mas se a caixa d’água não estiver limpa e desinfetada, todo o seu conteúdo poderá se contaminar, tornando a água imprópria para consumo e colocando em risco a sua saúde e também a de sua família.
Para evitar esse problema, é imprescindível cuidar das instalações hidráulicas e limpar a caixa d’água a cada seis meses.
Confira aqui algumas dicas para limpar sua caixa d'agua de forma correta e, mais importante, com segurança.
1. Programe com antecedência o dia da limpeza da caixa d’água.
Escolha, preferencialmente, um fim de semana em que você não tenha compromissos agendados.
2. Certifique-se de que a escada de acesso à caixa esteja bem posicionada e de que não haja risco de queda.
4. Limpe a tampa da caixa d’água e a remova.
5. O registro de entrada da água poderá ser fechado um dia antes da limpeza, para você e sua família utilizar toda a água armazenada, evitando o desperdício. Outra opção é reservar água da própria caixa em outro recipiente e utilizá-la durante o processo de limpeza.
6. Mantenha um palmo de água no fundo da caixa e tampe a saída da mesma. Essa medida evitará que a sujeira escoe pelo ralo.
7. Utilize um pano úmido para lavar o interior da caixa. Caso ela seja de fibrocimento, substitua o pano por uma escova de fibra vegetal ou de cerdas de plástico macias. Não use escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos.
8. Retire a água da limpeza e a sujeira utilizando uma pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com um pano limpo e evite passá-lo nas paredes.
9. Quando a caixa estiver seca e com a saída ainda fechada, deixe entrar um palmo de água e adicione 2 litros de água sanitária (esta proporção é para uma caixa d’água de 1.000 litros).
10.Deixe essa solução desinfetante repousar por duas horas. Com a ajuda de uma brocha, um balde ou uma caneca de plástico, utilize essa mesma solução para molhar as paredes internas da caixa e da tampa, incluindo as bordas.
Verifique a cada 30 minutos se as paredes secaram.
Em caso positivo, aplique a mistura quantas vezes forem necessárias, até completar duas horas.
11. Não use essa água por duas horas, sob qualquer hipótese.
12. Passado esse período, ainda com a boia amarrada ou com o registro fechado, abra a saída da caixa e a esvazie. Abra todas as torneiras e acione as descargas para desinfetar todas as tubulações da casa.
13. Abra o registro ou desamarre a boia e deixe a caixa d’água encher.
14. Procure usar esta primeira água para lavar o quintal, banheiros e pisos.
15. Tampe bem a caixa para que não entrem insetos, sujeiras ou mesmo animais pequenos. Isso evita a transmissão de doenças.
16. Anote a data da limpeza do lado de fora da caixa e, na sua agenda, a data para a próxima limpeza. Abra a entrada de água da casa e deixe a caixa encher.
Pronto. Essa água já pode ser usada.
Fonte: Sabesp
Interessante este artigo que acabei de ler neste blog, gostei salvei até em meus favoritos no navegador.
ResponderExcluirResalmente temos que ter cuidado com a limpesa em caixas de água
número da larissa manoela oficial