Pesquise aqui no blog

Cuidados com os alimentos

Feijão e Outras Leguminosas
(Ervilha, lentilha, soja, grão-de-bico)

Para facilitar a cocção, é aconselhável deixar a leguminosa de molho e cozinha -la na mesma água para evitar perda de nutrientes.
Porém, essa prática libera uma substância tóxica – o fitato- que pode ser eliminada fervendo a leguminosa, por dois minutos, em panela destampada.

Carnes

É aconselhável não lavar ou mergulhar qualquer tipo de carne ou peixe em água para que não se percam seus sucos, ricos em nutrientes.
A carne não deve ser corada em temperatura muito alta, pois nessa condição, ela perde maior quantidade de suco natural, encolhendo mais do que se for submetida à cocção em temperatura média (aproximadamente 150°C).
Para cozinhar pedaços maiores e mais espessos, a carne deve ser corada de todos os lados e, em seguida, deve-se acrescentar água para finalizar a cocção.

Hábitos alimentares para garantir uma boa saude

Para planejar uma alimentação equilibrada, devemos selecionar criteriosamente os alimentos e praticar cuidados básicos de higiene para que ela seja saudável e segura.
O último passo para fazer da alimentação uma verdadeira aliada da saúde é a adoção de práticas como as descritas nas próximas linhas.
  • Coma na hora certa
  • As mesmas refeições deverão ser consumidas, diariamente, no mesmo horário. Assim, o organismo funcionará melhor.
  • Coma o suficiente
  • Alimentação em quantidade exagerada dificulta a digestão e pode causar sensação de mal-estar. Quem come o suficiente sente-se melhor e mantém o peso normal.
  • Não tenha pressa. Para que o sabor seja apreciado, o alimento precisa ser mastigado, sem pressa, até ser triturado. Desse modo, o estômago trabalha menos e os nutrientes são bem aproveitados.
  • Evite preocupação enquanto come. Perturbações emocionais durante as refeições diminuem o apetite e dificultam a digestão.
  • Beba líquido na medida e na hora certa. Todas as reações do corpo ocorrem na presença de água, que também é responsável pela desintoxicação do organismo. Por isso, é importante ingerir 2 litros de por dia. Mas durante a refeição, evite beber líquidos para não prejudicar a digestão.
  • Evite frituras e alimentos gordurosos. Assim, você evita o aumento do colesterol e o excesso de peso, além de facilitar a digestão. O estômago, o fígado e o coração agradecem.
  • Não belisque entre as refeições. Além de comprometer as refeições principais, os petiscos são sempre calóricos.
  • Faça uma dieta equilibrada. Programe uma dieta com alimentos dos 3 grupos: 
  1. construtores,
  2. reguladores e 
  3. energético - para garantir o consumo de proteínas, carboidratos, gorduras, minerais, vitaminas, fibras e água.
  • Monte o prato com alimentos de cores diferentes. Quanto mais colorido o prato, maior a diversidade de vitaminas e minerais disponíveis.
  • Facilite a digestão. Movimentos leves após as refeições, como uma caminhada tranqüila, ajudam a digestão.

Fonte: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua visita ao Blog da Empregada Doméstica. Espero que alguma das postagens seja útil a você. Nem sempre posso responder aos comentários devido ao meu tempo. Mas, fica o meu muito obrigada por chegar até aqui.